Aparelho Raio-X convencional |
Raio X sem filme – Uma nova tecnologia anunciada em fevereiro último pela GE norte-americana permite a hospitais, clínicas e centros de diagnóstico transformar a radiografia em imagem digital. Com ela, os prestadores de serviço podem fazer pedidos online de exames e ter acesso a imagens dos pacientes em uma única estação de trabalho, que ainda permite ao médico checar a evolução do paciente. Com esta técnica, diminui em 90% o perigo da radiação em seres humanos.
Materiais radioativos estão presentes de forma natural na crosta terrestre, nas construções, nos alimentos e no nosso próprio corpo. Até no ar que respiramos existem partículas radioativas. O homem evoluiu exposto à radiação proveniente da terra e do espaço, chamada de radiação cósmica ou raios cósmicos. Existe também a radiação produzida pelo homem, como os raios X, e as causadas pelas explosões nucleares e centrais elétricas alimentadas por energia nuclear.
A radiação é um termo bastante amplo, que inclui fenômenos como luz, ondas de rádio, microondas e partículas carregadas eletricamente. Qualquer radiação, dependendo da intensidade, do tipo e da quantidade liberada, pode causar danos à saúde.
Principalmente após as explosões das bombas atômicas no Japão, no final da Segunda Guerra Mundial, os cientistas passaram a dedicar-se mais intensamente ao estudo das conseqüências da radiação sobre o ser humano. Concluíram, por exemplo, que após um curto período de exposição em dose muito alta e em todo o corpo, a pessoa morre em poucos dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário